Quem foi Esaú? Não sabe? Vai ler o Antigo Testamento, vai estudar. Mas eu já falei muitas vezes isso aqui no Tratado da Verdadeira Devoção. São Luís Maria Grignion de Montfort também explica muito bem a figura de Esaú de Jacó. Quem que um representa, quem o outro representa? Esaú é o símbolo dos réprobos. Esaú e Jacó eram filhos do Isaque, que era o filho de Abraão. E é isso mesmo? É isso mesmo. E daí? O Esaú, que era o filho mais velho, ele tinha o direito à bênção de primogenitura do pai, que ele iria, por sua vez, passar para o seu filho mais velho quando ele o tivesse. Jacó não tinha direito a esta bênção. Esaú era o filho predileto do pai, Isaque, e Jacó era o filho predileto da mãe, Rebeca. Esaú gostava mais de viver caçando com os amigos fora de casa e não gostava de ficar muito com Rebeca, a mãe. Não. Já Jacó, não. Jacó gostava mais de ficar com Rebeca, sempre em casa, sempre atenta a tudo que ela lhe pedia, tudo o que ela mandava ele fazer, ele ia prontamente fazer. Por isso ele era o filho preferido de Rebeca. Rebeca é figura de Nossa Senhora. Isso quer dizer o quê? Que Maria também prefere os filhos que gostam de permanecer mais com ela em oração do que nas coisas mundanas, como Esaú.
E ela prefere aqueles filhos que gostam de ficar mais junto dela, onde ela está sempre obedecendo tudo o que ela pede e fazendo tudo o que ela manda, e sempre fazendo companhia a ela na oração, ao invés de estar no mundo ocupados com as coisas mundanas como Esaú. E foi então que Rebeca, para resumir, fez um plano lá, fez lá, cozinhou lá um cabrito, um negócio lá que o pai gostava de comer, o Isaque gostava de comer, pois a pele do carneiro no Jacó, para ele parecer que era mais peludo, porque Esaú era bem peludo, né? E como Isaque não enxergava mais, estava cego. Então ele ia passar a mão no pêlo do Jacó e ia pensar que era Esaú. E daí a dar benção do Esaú de primogenitura por Jacó. Rebeca fez esse plano com Jacó. Jacó foi lá, deu o carneiro assado para o pai comer. Aí pediu a bênção de primogenitura. Aí o Isaque passou a mão no corpo do filho, viu que era peludo, pensou que era Esaú e deu a benção do Esaú para o Jacó. Ai quando Esaú chegou e viu o que tinha acontecido, Rebeca já tinha mandado Jacó fugir e Esaú tinha trocado essa benção por um prato de lentilhas, né? Foi esse o trato, aquele que ele fez com Jacó. Olha, se se você me der um prato de lentilhas, eu te dou o meu direito de primogenitura.
E foi assim que o Jacó passou a perna nele, digamos assim. O que isso nos ensina? Ensina que tem muita gente que também era predileto, era eleito do Senhor e tinha direito a bênção. A maior bênção de todas que o Senhor pode dar, que é a eleição divina, ser um predestinado para o céu. Só que o que a pessoa faz com essa predestinação e essa bênção de primogenitura troca pelas lentilhas do mundo, troca pelas ninharias do mundo e por causa disso, perde a benção de primogenitura, a predestinação ao céu. E quanta gente eu já vi fazer isso, Trocar o céu, trocar a Nossa Senhora! Por bens materiais. Por namoro. Por coisas assim. Pai e mãe também. Eu já vi muita gente trocar a vida religiosa consagrada, a eleição de Nossa Senhora pelo pai e a mãe que não queriam que a pessoa dessa vida toda para Nossa Senhora, consagrasse a vida para nossa. Eu já vi. Aqui já aconteceu isso. Ainda pensava Meu Deus, essa pessoa só pode ser doida, mas não é doida. Esaú também não era doido. Por que Esaú trocou a benção de primogenitura dele por um prato de lentilhas com Jacó? Aí é que vem a resposta da charada o x da questão. Esaú dava mais valor às coisas terrenas do que às celestes.
Para ele, até um prato de lentilha valia mais do que a benção de primogenitura que Deus tinha dado ao seu pai Isaque. O que ele pensava. Se esse negócio de Deus que meu pai fala, bênção de primogenitura, que meu pai fala que Deus deu pra ele, você não vale nada, que vale é as coisas aqui da terra, e comer e beber e satisfazer os meus sentidos carnais, isso sim é que verdadeiramente vale. Então que me importa perder essa benção aí que meu pai fala que que Deus deu pra ele e que vai dar pra mim? Que me importa isso que eu quero é comer, Eu quero viver bem, eu quero gozar as coisas boas da vida que a vida tem para oferecer. Por isso que ele trocou a benção de primogenitura dele por um prato de lentilhas. E o que os Esaú, os de hoje fazem a mesma coisa. Trocam a predileção de Nossa Senhora pelas lentilhas do mundo de hoje. Namoro, bens materiais, pai e mãe, prazeres. Gozar a vida a mesma coisa. Então dá de ver que passou. Olha uns 4000 anos e o mundo, o ser humano continua a mesma, o mesmo esterco, continua a mesma merda, não mudou nada. Ele continua trocando os bens celestes pelas lentilhas da terra que não valem nada.