Histórico
As aparições de Casanova Staffora ocorreram no contexto da Itália do pós-guerra, em meio a uma situação política muito instável. Em 1947, a Itália do pós-guerra estava em um período de intensa incerteza sobre se o futuro governo seria democrata cristão e, portanto, apoiaria a Igreja, ou socialista / comunista, com a ameaça ao modo de vida católico que isso teria sugerido na primeira metade do século XX e no período da Guerra Fria. Os democratas-cristãos venceram a eleição crucial em abril 1948 e permaneceram no poder por algumas décadas (entre outros, ver Ginsborg 1990).
Os crentes em Casanova Staffora concordam que o contexto nacional era relevante para o início do santuário; a década de 1944-1954 viu mais aparições marianas na Itália do que em qualquer outro período moderno. Angela relatou ter visto a Virgem Maria pela primeira vez em 4 de junho de 1947, tendo passado seu sétimo aniversário dois dias antes. A primeira mensagem da Virgem Maria foi: “Eu vim para ensinar o caminho da felicidade nesta terra ... Seja bom, reze e eu serei a salvação da sua nação” (site de Angela Volpini 2016). A primeira parte desta mensagem está escrita em um quadro no local da aparição, o cappellina (um pequeno edifício contendo uma estátua e marcado por uma cerca). Para Angela, esta primeira aparição estabeleceu tudo o que ela desde então acreditou em Deus, Maria e humanidade:
Era o objetivo da vida humana, eram todas as possibilidades humanas, era o que dava sentido a cada viver humano. Foi a alegria do Criador. Com grande aproximação posso dizer que contemplei o mundo universal, através dos olhos de Nossa Senhora vi toda a humanidade ... Vi toda a história do ser humano (site de Angela Volpini 2016).
![]() |
Vidente Angela |
Na época dessa primeira visão, Angela era uma jovem de uma família de agricultores, pastoreando as vacas com outras crianças em uma área de encosta. conhecido como Bocco, algumas centenas de metros fora da vila principal. Por volta das quatro horas da tarde, ela se lembra de estar sentada na grama, amontoando flores. Ela sentiu alguém levantá-la e, pensando que era sua tia, virou-se e viu uma mulher desconhecida com um rosto lindo. Ângela foi uma única visionária, já que as outras crianças não compartilharam dessa experiência (uma das características de um movimento de aparição bem-sucedido e de longo prazo é a clareza sobre quem a Madonna está falando; uma multiplicidade de vozes pode prejudicar a reputação do caso ) Angela imediatamente identificou sua visão como a Virgem Maria, e isso foi confirmado na segunda aparição um mês depois, em 4 de julho de 1947, quando a visão se declarou Maria. Isso foi ainda mais esclarecido no dia 4 de agosto, quando ela se referiu a si mesma como “Maria, Auxiliadora, Refúgio dos pecadores”. Estes são títulos tradicionais de Maria.
Os peregrinos logo chegaram aos milhares em Casanova Staffora. No outono de 1947, era notícia nacional; jornais como A Imprensa e Hoje cobriu a história. As multidões participaram dos acontecimentos dramáticos: o título do livro de Ferdinando Sudati (2004) promovendo as aparições, Dove posarano i suoi piedi (“Onde descansaram os pés”), refere-se ao fato de que os peregrinos afirmavam ter visto os pés da Maria invisível impressos nas flores que foram colocadas em sua homenagem. Os gestos e o sorriso carismático de Angela asseguraram-lhes que Maria estava presente; ela ofereceu flores à Virgem e aos filhos para beijarem e abençoarem, e carregou o menino Jesus invisível nos braços. O santuário tem vista para a beleza do vale do rio Apenino abaixo, proporcionando um cenário memorável para a cena. No final da década de 1940, a encosta estava literalmente coberta de gente. Como muitos visionários católicos, Ângela como uma criança vidente atraiu muita atenção. Muitos padres também visitaram, e as autoridades diocesanas de Tortona iniciaram uma investigação. Angela descreve a intensidade com que foi submetida a entrevistas com padres, jornalistas e médicos: ela se lembra de ter sido tirada de sua casa por cerca de quarenta dias e mantida em um quarto sem janelas. Essa pressão foi aplicada para ver se Ângela admitiria que falsificou as visões, mas ela não o fez.
As aparições de Ângela foram vividas em série, como outras aparições, neste caso a cada quarto do mês até junho de 1956, com algumas interrupções ao longo dos anos. Uma série ajuda a criar um padrão de peregrinação. As mensagens não eram estranhas à tradição da aparição mariana: a Virgem pediu oração, penitência, uma capela e, eventualmente, um santuário maior. As aparições de Casanova Staffora também ecoaram as famosas aparições de Fátima em 1917, cada vez mais conhecidas em toda a Europa no final dos anos 1940, com a antecipação de um grande milagre, avisos de castigo divino e relatos sensacionais de movimentos do sol, pelos primeiros tempo em 4 de outubro de 1947 e depois em 4 de novembro de 1950, três dias após a definição da doutrina da Assunção de Maria pelo Papa Pio XII.
As aparições de Ângela concluíram em 4 de junho de 1956, e ela diz que não teve mais experiências desse tipo. A mensagem desta visão final foi importante para determinar direções futuras. De acordo com Angela, Mary disse:
O grande milagre já começou e, mais uma vez, o Deus
misericordioso poupou a terra de sua punição. Muitas pessoas voltarão à Igreja
e o mundo finalmente terá paz. Mas antes que isso aconteça, muitas nações serão
abaladas e renovadas. Lembre-se sempre das minhas últimas palavras: ame a Deus
sinceramente, ame a sua mãe celestial, ame-se mutuamente. Eu não voltarei, mas
darei os sinais e graças prometidos, para que você saiba que eu estarei sempre
com você (Sudati 2004: 174, minha tradução).
Portanto, Ângela de dezesseis anos, imediatamente após a aparição final, anunciou que o milagre seria uma renovação espiritual que já havia começado. Isso, e a remoção das ameaças de castigo divino, distinguiram Casanova Staffora de outras aparições na segunda metade do século XX, que enfatizaram milagres e punições apocalípticas. A missão de Angela era para ser mais fundamentada e mais otimista sobre a direção da sociedade humana. Angela lembra que:
Maria me disse que o milagre seria um aumento da consciência pública e da conscientização. Em 1958, fundei a organização Nova Cana para ajudar neste processo. Nova Cana tenta chamar a atenção das pessoas para a vinda do Reino de Deus, assim como as núpcias de Caná foram a manifestação da divindade em Jesus. É um centro de diálogo. Percebi a necessidade de um espaço no qual as pessoas pudessem refletir sobre seu desejo de realização e saber que ele poderia ser realizado (Entrevistas, 28 a 31 de outubro de 2015, também citadas mais adiante).
Calendário Das Aparições
1947 (maio 2): Angela Volpini, de seis anos, recebeu sua primeira comunhão na aldeia de Casanova Staffora, Lombardia, Itália, na cordilheira dos Apeninos.
1947 (June4): Angela, tendo completado sete anos no 2 de junho, experimentou sua primeira aparição da Virgem Maria em um lugar chamado Bocco na colina com vista para Casanova Staffora.
1947 (4 de julho): A segunda aparição ocorreu na qual a visão confirmou que ela é Maria. Este estabeleceu uma série de aparições na quarta do mês ao longo de nove anos.
1947 (outubro 4): Prodígios solares, reminiscentes de outras aparições, especialmente Fátima, foram relatados durante as aparições.
1947 (novembro ou dezembro): A diocese de Tortona, tendo notado as grandes multidões reunidas em Casanova Staffora, iniciou uma investigação.
1948 (abril 18): A crucial eleição geral italiana da 1948 aconteceu. Os socialistas cristãos ganharam poder contra a coalizão de esquerda dos socialistas e comunistas.
1950 (novembro 4): Prodígios solares, reminiscentes de outras aparições, especialmente Fátima, foram relatados durante as aparições.
1950: O edifício do cappellina (Inglês: “pequena capela”) começou no local das aparições; a estátua atual foi instalada no 1960.
1952 (junho 6): Foram conhecidos os primeiros indícios da decisão da comissão diocesana de inquérito. O caráter de Angela foi elogiado e ela foi declarada mentalmente sã, mas a Igreja assumiu a posição de que não havia evidências para julgar suas aparições como sobrenaturais.
1955 (4 de novembro): A última aparição da série regular ocorreu, mas a Virgem prometeu que voltaria mais uma vez.
1956 (4 de junho): A aparição final ocorreu na qual a Virgem predisse um grande avivamento espiritual após um período de instabilidade entre as nações. Ela disse que Deus é misericordioso e pouparia o castigo do povo.
1957 (15 de agosto): A Diocese de Tortona concorda que uma igreja poderia ser construída em Bocco como um santuário mariano.
1958 (9 de abril): Ângela apresentou um arquivo de suas mensagens ao Papa Pio XII na Basílica de São Pedro em Roma.
1958 (22 de junho): A primeira pedra da nova igreja foi abençoada pelo padre sênior Monsenhor Ferreri, com muitos peregrinos presentes.
1958: A associação Nova Cana foi fundada por Angela com a idade de dezoito anos.
1959 (4 de novembro): O sino da nova igreja foi abençoado pelo Cônego Caldi, delegado do Bispo Melchiori de Tortona.
1962 (4 de junho): Monsenhor Rossi, também delegado do bispo de Tortona, celebrou a missa na qual foi abençoada e inaugurada a nova igreja.
Mensagem De Maria Santíssima Nas Aparições De Jacareí-Sp Sobre As Aparições De Casanova Staffora
“-Meus filhos, hoje, Eu vos convido a voltardes os vossos olhares para Mim, a vossa Celeste Comandante que desceu do Céu no ano de 1947 em CASANOVA STAFFORA para vos chamar a todos à via da verdadeira felicidade sobre a Terra, que vos conduzirá a Deus no Paraíso por toda a eternidade.
Foi uma Aparição importante, foi uma Aparição decisiva para a salvação de toda a humanidade, nela se encontra a chave para encontrardes a via da vossa felicidade nesta e na outra vida.
Mas, para encontrardes esta via da verdadeira felicidade sobre a terra tendes que fazer a verdadeira renúncia ao pecado que estraga o Plano do Senhor sobre vós e destrói esta verdadeira felicidade que Ele quer dar para vós. Porque não renunciais ao pecado, à vossa vontade própria e as vossos desejos desordenados é que estais continuamente infelizes, insatisfeitos e cheios de inquietação interior
Enquanto não fizerdes esta renúncia as vossas almas jamais recuperarão a paz e nunca receberão a felicidade das Mãos de Deus. É no vosso sim que está a chave para encontrardes a via da verdadeira felicidade sobre a Terra. Se vos conformardes, se conformardes os vossos pensamentos e a vossa vontade humana com o pensamento de Deus e a Santa Vontade Dele, então, vós sereis transformados em novas criaturas renascidas da Graça do Espírito Santo e as vossas almas finalmente encontrarão a verdadeira felicidade sobre a Terra. E então, a partir dos vossos corações um rio de amor divino, felicidade e graça transbordará e fluirá sobre os homens cheios de pecados, sensualidade e desamor, fazendo com que todos sintam a presença da verdadeira paz e da felicidade celeste em vós e todos queiram também como vós renunciar ao pecado e entregar-se completamente a Deus para serem cheios desta paz feliz.
Então, o mundo será transformado naquele pequeno Paraíso Terrestre que Eu tanto desejo para vós, semelhante ao Paraíso do princípio e Jesus virá viver convosco no Seu Reino de eterna felicidade, alegria e paz para sempre. Portanto, a verdadeira felicidade que só Deus pode vos dar esta de certo modo em vossas Mãos e depende do vosso sim, quando este for dado espontaneamente por vós ao Senhor, então as vossas vidas mudarão, o mundo mudará e conhecereis a nova Terra e o novo tempo de paz e alegria que Eu vou trazer para vós e que será o TRIUNFO DO MEU IMACULADO CORAÇÃO sobre o demônio, o pecado e toda a forma de mal sobre a Terra.
Desde a RUE-DU-BAC em Paris, onde apareci à Minha filhinha CATHERINE LABOURE à qual deixei com o corpo milagrosamente incorrupto após a Sua morte.
Desde LA SALETTE onde apareci aos Meus filhinhos prediletos MAXIMINO e MELANIE dando-lhes o Meu Segredo dos últimos tempos.
Passando por Lourdes onde apareci à Minha filhinha BERNADETTE a qual deixei milagrosamente incorrupta após a Sua morte.
Depois, passando por FÁTIMA, onde dei ao mundo uma urgente Mensagem de conversão até chegar Aqui em JACAREÍ, onde Eu vou concluir aquilo que comecei em todos esses Lugares e em CASANOVA STAFFORA Eu vos tenho convidado a todos a esta perfeita renúncia ao pecado que vos conduzirá à via da verdadeira felicidade sobre a terra. E se agora finalmente disserdes sim ao Meu chamado materno o Meu Coração Imaculado triunfará em vós e vos fará avançar rapidamente àquela santidade de vida que o Senhor tanto espera de vós e que Eu tanto desejo construir em vós. Por isso daí a conhecer a Minha Mensagem em CASANOVA STAFFORA a todos os Meu filhos, porque o Meu Coração até hoje está transpassado de dor porque a Minha Mensagem não foi dada a conhecer ao mundo, grande é a culpa de todos aqueles que podiam ter feito a Minha Mensagem dar a volta ao mundo e não fizeram, sobretudo, grande é a culpa dos bispos e sacerdotes que responderão por um incontável número de almas que podiam ter sido salvas e se perderam porque a Minha Mensagem não foi dada a conhecer ao mundo.
É por isso que virá o grande castigo, mandado por Deus para punir este pecado juntamente com os crimes dessa humanidade que sempre paga as graças de Deus e os Meus benefícios com ingratidão e indiferença.Ao menos vós Meus filhos que tendes verdadeiro amor por Mim e não sois cegos com os que desprezaram as Minhas Mensagens, dai-as a conhecer o quanto antes ao mundo inteiro para que ele finalmente encontre a verdadeira felicidade que Eu tanto desejo lhe dar.
Rezai muito Rezai o Santo Rosário todos os dias, para que o quanto antes as almas saiam desta profunda cegueira em que se encontram e deem-Me o seu sim de modo que Eu possa transformá-las e finalmente triunfar nos corações do mundo inteiro.
A ti Marcos, que com este VÍDEO DA MINHA APARIÇÃO DE CASANOVA STAFFORA tiraste uma dolorosa espada que há mais de 70 anos estava cravada no Meu Coração fazendo-O sangrar de profunda dor. A ti, que com este VÍDEO secaste as Lágrimas Dolorosas que Eu há tantos anos derramo sem cessar pelo desprezo e esquecimento em que estas Minhas Aparições foram lançadas. A ti meu filho, agora, Eu abençoo com todo o meu amor e te prometo que tantas quantas forem as almas que se salvarem por meio deste VÍDEO que fizeste, tantas serão as coroas de glória que colocareis sobre a tua cabeça na glória eterna do Paraíso.
Sê, pois feliz, porque terás um grande galardão no Céu que jamais ninguém poderá arrebatar de ti.
A todos que verdadeiramente acolhem a Minha Mensagem de CASANOVA STAFFORA, que obedecem as Minhas Mensagens com amor e aos Meus filhos do mundo inteiro, agora abençoo generosamente de MONTICHIARI, de BONATE e de JACAREÍ.
A Paz Meus filhos. A Paz Marcos, o mais esforçado dos Meus filhos.”