Pesquisar este blog

AS APARIÇÕES DE NOSSA SENHORA EM EZQUIOGA - ESPANHA A VÁRIOS VIDENTES

Nossa Senhora De Ezquioga


 

Ezquioga, é uma pequena cidade situada, na região da Extremadura quase na fronteira com Portugal, é uma das mais belas regiões da Península Ibérica, repleta de lindas cidades, vilarejos e campos. Ainda hoje, La Codosera conserva o mesmo aspecto pacato e simples que tinha em 27 de Maio de 1945 quando tudo começou.

 

 primeira aparição 

na povoação de em ezkio-itaso (ezkioga)guipuazco, pais vasco - duas  crianças viram nossa senhora das dores, os dois irmãos: antónia bereciartua de 11 anos e andrés de 7anos.

no dia 30 de junho de 1931, indo andrés buscar água ao local onde, agora, se encontra a capelinha e vindo sua irmãzinha, antónia, de outro caminho, com uma marmita de leite, cruza-se com seu irmão andrés e aí senta-se a descansar. seu irmão andrés fica de pé

antónia vira seu olhar para um grupo de árvores da colina e em cima de um deles vê a virgem

a madre virgem! olha andrés- diz e seu irmão. o menino volta sua cabeça e vê também!

os irmãos se ajoelham imediatamente e rezam juntos a «avé maria». enquanto rezam a virgem os olha sorrindo. terminada a oração, desaparece a visão.

nossa senhora estava vestida de branco e coberta com um manto preto. tinha coroa semi-circular luminosa. tinha no seu braço esquerdo o menino jesus, vestido de branco e na sua mão direita tinha tinha uma coisa que parecia um pano ou lenço.

 

os meninos voltam para casa e contam a sua irmã mais velha, que tinha 16 anos, o que tinham visto mas ela não crê.


 

saem  de  novo para o local da aparição e vêm de novo a virgem mas sem o menino. 

falam ás pessoas ...mas ninguém acreditam neles!

uma leiteira leva a noticia a uma aldeia vizinha- zumarraga- mas ninguém faz caso, dizem que são coisas de meninos. eles, no entanto, crêm firmemente e no dia seguinte voltam  ao local, pouco depois da oração do angelus. 

vêm nossa senhora sem o menino. aproximam-se dela correndo. quando tocam a árvore, desaparece a visão.

2 de julho de 193i

o pároco e o coadjutor de zumarraga vão inspecionar o que sucede. dirigem-se ao arvoredo, ao mesmo tempo que os meninos, mas acontece que a aparição não acontece. o coadjutor de zumarraga vai-se embora mas o pároco de ezkio fica. o vidente andrés retira-se para sua casa contrariado. a  vidente antónia volta á colina e agora vê. o pároco pede ao vidente que volte à colina, ele põe como condição irem sim, mas rezando.

quando já está perto da colina andrés começa  a ver e diz - " a virgem agora tem as mãos juntas e reza conosco" 

no dia 4 de julho de 1931 estão presentes mais de 500 pessoas perto do arvoredo. reza-se o rosário, pela primeira vez em publico.

começou, então, as peregrinações, a este lugar, que ia aumentando. reza-se e canta-se com fervor.... são muitos os que vêm, então esses mais favorecidos pedem a nossa senhora em língua vasca--«madre aguertu zaite guztiei» mãe, mostra-te a todos!

no dia 7 segunda feira, o prodígio foi maior. todos rezavam o rosário. muita gente viu um grande resplendor e viram a virgem dolorosa com a espada cravada no peito e parecendo vir até perto deles. com a emoçao, uns gritavam de alegria,outros aplaudiam, outros cantavam. foi tal o entusiasmo que não puderam continuar o rosário!

os videntes foram analisados por vários médicos que afirmaram nada de anormal encontravam neles. o prodigío do dia 7 não se repetiu mais. no entanto ficou a ver nossa senhora um homem de gaviria, outro de vila franca, outras senhoras de villareal e outras de zumarraga.