Pesquisar este blog

as aparições de nossa senhora da santa cruz - erechim-rs-brasil - 1944 a 1988


 

Nossa Senhora da Santa Cruz manifestou-se por meio de suas Aparições para a vidente Dorotéia Menegon Farina e seu filho Geraldo, durante os anos de 1944 à 1988, na região chamada Lageado Paca, município de Erechim-RS- Brasil. Nossa Senhora fez várias revelações à vidente e transmitiu ao Mundo graves mensagens, pedindo oração, sacrifício e penitência. Essas Aparições foram duramente perseguidas e foram abafadas quase completamente. Confira alguns detalhes deste fato único na história do Brasil.

 

 Histórico

 

Aparições em Erechim - RS - Brasil

Maria Santíssima, Mãe de Jesus também é conhecida como a Virgem peregrina. Visitou Campinas deixando lá sua coroa das lágrimas. Pesqueira avisando-nos que o Brasil corre o risco de vive uma guerra sangrenta se o povo não se voltar para Deus. A preocupação de Nossa Senhora para com o Brasil é triste. Maria Santíssima faz um novo chamado ao povo brasileiro e dessa vez escolhe o estado do Rio Grande do sul para se manifestar com o titulo de: Nossa Senhora da Santa Cruz.

Escolheu um sitio perto de Erechim, na RS – 420, Km 20. Ela se manifestou dezenas de vezes, a parti do dia 25 de fevereiro de 1944 até a morte da vidente em maio de 1988.

A privilegiada foi à mãe de família a senhora Dorothéia Menegon Farina, casada com Artibano Farina. Diversas vezes teve a participação do seu filho, então com 10 anos e hoje com quase 70 anos. Irmãos Maristas, do Colégio Medianeira, de Erechim (onde vários filhos dela professaram), fizeram anotações das mensagens, dos milagres e de diversos castigos para incrédulos ou zombeteiros. As mensagens e todos os fatos foram muito combatidos pelas autoridades religiosas, que queriam desmascarar o que consideravam uma farsa.

Proibiram a divulgação das mensagens e houve ameaças de excomunhão par quem freqüentasse o local das aparições. Durante muitos anos, Dorothéia ficava estigmatizada na semana santa, imóvel no seu leito. Voltava ao normal na madrugada de Páscoa como se nada tivesse sofrido. Nas aparições de Nossa Senhora sempre anunciava sua chegada dizendo: “Penitência! Penitência! Penitência.

Nossa Senhora também no local destas aparições deixou dois sinais visíveis para os incrédulos.

Um deles foi à fonte que brotou depois que um sacerdote duvidou da presença da santa a Dorothéia. Outro foi o surgimento de uma cruz feita no chão do quintal, local onde se dava as aparições. Por varias vezes a igreja tentou destruir esse último sinal, achando que era feito por mãos humanas. Alguns dias depois que era destruída, voltava a apareceu no mesmo local a cruz desenhada no gramado do sítio.

 

sinal da cruz,dado por nsa.senhora, ao qual

existe até hoje, pois a grama nunca cresce onde há a cruz.


 

Maria Santíssima continuou aparecendo à dona Dorothéia varias vezes ao ano, sobretudo nos dias da Santa Cruz. Todo o sítio foi doado por dona Dorothéia a Nossa Senhora. Lá estão até hoje a casa de madeira, estilo colonial, capelinhas, a fonte de água o local onde esta a Cruz no gramado, a capela pedida por Nossa Senhora a Dorothéia na época das aparições. Hoje os restos mortais da vidente repousam no interior da capela toda de vidro pedida pela Virgem Maria. No lado de fora da capela há um espinheiro da coroa de Cristo e varias pedras com desenhos misteriosos que foram surgindo naturalmente com o passar dos anos.

Algumas mensagens de Nossa Senhora da Santa Cruz:

“Sou a Mãe de Jesus Nazareno! Vim pedir oração, penitencia e conversão.”

Nossa Senhora fala com tristeza sobre o aborto: “As mães matam que a própria guerra...mais que todas as doenças.”

“Grandes calamidades virão. Os rios e os mares transbordarão, a seca, as enchentes...os furacões.”

 Localizada a 20 km de Erechim, em um bairro rural “Lageado Paca”, zona pacata, com muitos agricultores, estrada asfaltada, mas com muitas curvas, a região é cercada por montanhas com vastas florestas e campos com gramados verdes, onde se pode ver gados pastando!

As aparições teve inicio em 1944 e durou até 1988, Nossa Senhora apareceu a uma mãe de família de nome Dorothéia Menegon Farina, que teve sua vida marcada por enfermidades, certa vez desenganada pelos médicos, recebeu a noticia que tinha 06 meses de vida, a partir dai, iniciou-se uma vida de orações pedindo a Deus para que não a levasse pois pensava a todo momento em seus filhos que ainda eram crianças.

Um dia (18/12/1944) desfaleceu, considerada como morta, inclusive todo o seu funeral foi preparado e velado por todos amigos e vizinhos. em certo momento, ela levantou a cruz que estava posta em suas mãos e disse aos seus filhos: não se preocupem pois a mamãe irá cuidar de vocês, atonitos! um dos filhos pergunta, você sabem que somos nós, e ela disse o nome um por um, depois desse fato, sua enfermidade praticamente desapareceu.

Teve em seu peito a aparição de uma cruz, formados como se fossem carnes aglomeradas por baixo da pele formando uma cruz. que todos os anos da sexta-feira santa até o amanhcer do domingo de pascoa, sangrava! e apos domingo praticamente estancava sem dar sinais.

Nossa Senhora lhe apareceu um dia enquanto ela lavava as roupas no fundo de sua casa, e as outras visões se sucederam também na casa da vidente. Um sinal forte de Nossa Senhora, no jardim de sua casa, a grama começou a secar formando uma cruz. Muitos céticos e padres, acreditando que tudo isso era uma farsa, plantavam outras gramas, mas ela voltavam, até que o padre resolveu retirar toda a terra onde ela estava, e plantando novas gramas, colocando guardas para impedir que qualquer pessoas viesse a querer jogar qualquer produto que forçava a grama secar. Mas como por intervenção divina, como que instantaneamente a grama começava a secar. Atualmente é possível ver a cruz no jardim, sendo que hoje, lá existe uma saliência em terra, sendo que ali não cresceu mais nada.

 

local onde aconteceram as aparições à vidente.


 

Nossa Senhora, deixou muitas mensagens, sendo o foco principal: Penitencia, reza do terço e conversão dos pecadores. Apresentou-se como Nossa Senhora da Santa Cruz. Pediu para que fosse construída uma cruz do tamanho exato da apareceu na grama, e que fosse carregada pelas crianças até alto do morro onde deveria ser construída uma Igreja em sua Homenagem. (Que se encontra até hoje)

Dorotheia foi perseguida duramente por seus vizinhos, incredulos da cidade e até mesmo pela Igreja, que chegou até mesmo soltar um circular de Excomunhão, mas toda foram vencidas pela calma e tranquilidade da vidente e intervenção direta de Nossa Senhora.

A construção da igreja iniciou-se após a morte da vidente, foi construída no local onde Nossa Senhora indicou, local acolhedor e é possível sentir a presença da Mãe no lugar. Lá se reza missas pelos padres nas datas comemorativas das aparições. E hoje é intitulada pela Igreja local como Santuário da Santa Cruz .

Fica na RS 420 – km 20 – Erechim.

 

casa da vidente Dorothéia:


 

Mensagens de Nsa.Senhora em Erechim-RS, transmitidas a vidente Dorothéia no ano de 1944 à 1988.

“Eu sou a Mãe de Jesus Nazareno, teu Redentor, e me chamo Nossa Senhora da Santa Cruz”.

“Minha filha, foi a tua grande fé que te curou e te salvou da morte. Fé em mim e em meu divino Filho. Penitência, penitência, penitência pelos pecadores. Dize ao meu povo de pouca fé, que no peito tu trazes a sombra do Deus crucificado, e que não há salvação sem confissão. A parte feminina tem 30% que fazem comunhões sacrílegas. Se meu povo não se converter, grandes castigos hão de vir. O homem de hoje está esquecido de meu Filho. Não pensa que Ele morreu na Cruz pelos pecados. Quantas mulheres, que comungam sacrilegamente, só pensam na vida terrena e não cumprem com os deveres do matrimônio. Não pensam nos milhares de crimes que cometem. Propaga a reunião das crianças. Não temas os falsos profetas que te perseguem. Vai, e revela isso a todos”.

“A prova darei, mas hão de acreditar por meio de castigos. Não cessarão os castigos, enquanto não atenderem ao meu pedido”!

“Dize ao meu povo que aqui eu quero uma igreja que será chamada Igreja da Santa Cruz. Por meio desta aparição e desta igreja, muitos se hão de converter”.

“Minha filha, dize aos meus Ministros que façam Associações de crianças. Que façam rezar estes inocentes que poderão salvar o Brasil, o Santo Padre o Papa, seus ministros e os religiosos”.

"Não...., todos os dias tu deves ensinar o Catecismo aos teus filhos. Os pais têm obrigação de fazer isto. É lá que as crianças aprendem o caminho da salvação. Meu Filho dá sempre as luzes necessárias pelo menos a um membro da família, para desempenhar esta missão”. 

 


 

“Não têm culpa os governantes, nem os exércitos, mas as artes femininas. Dize às mães de família, que não chorem por aqueles que morrem na guerra, de peste ou de qualquer outro modo. Que chorem sobre aqueles que elas matam por própria culpa, sem o batismo. O número que elas matam é muito superior aos que morrem na guerra ou de peste, no mundo inteiro. Lança-te aos seus pés e pede-lhes, em meu nome, a vida dessas crianças que foram destinadas a ser o sal da terra. Minha filha, o Senhor, teu Deus, foi crucificado pelo pecado mortal. Quantas mulheres que comungam sacrilegamente, 30% só pensam na vida terrena e não cumprem com o dever do Matrimônio”.

“Se uma lágrima minha cair na terra brasileira, rios de sangue haverão de correr”!

“O Brasil é de nome católico, mas, falta-lhe a fé. São mais numerosos e falsos que os justos”.

“Dize ao meu povo que reze o Rosário nas famílias. É a arma mais poderosa que Deus deixou na terra”.

“Meu Filho Onipotente está prestes a descarregar o justo e severo castigo sobre os homens culpados na terra”.

“Devem jejuar nas Sextas-feiras, respeitar o dia do Senhor e santificar a Sexta-feira Santa. Põem meu divino Filho no sepulcro por moda e não para ser adorado. Somente alguma velha idosa vai beija-LO com respeito e derrama lágrimas sinceras de arrependimento. O resto dos homens fica fora do templo a profanar a religião”.

“Comunica a todos os pequenos que rezem cinco Ave Marias, cada dia, em honra as cinco Chagas de Nosso Senhor Jesus Cristo, pela conversão dos pecadores. Os adultos rezem todos os dias cinco Pai Nossos, na mesma intenção”.

“Façam uma cruz do tamanho daquela da grama e na primeira Romaria que fizerem, seja ela levada até o morro, em romaria, pelas crianças inocentes. Nem que sejam necessárias cem crianças para carrega-la. Lá no morro seja ela erguida. Seja adorada, amada e respeitada por todos os homens, e não desprezada como nos nossos dias. É por meio da cruz salvadora que obterão o perdão e a salvação”.

“Nem que as calúnias sejam tão numerosas como os grãos de areia no fundo dos oceanos, não vencerão. Tudo pode ser enganado no mundo, mas a mão divina nunca será enganada por ninguém”.

“De mil curas obtidas pelas superstições, talvez uma seja cura real, mas mesmo esta não fica de consciência tranqüila, porque sente que não foi pelo poder de Deus, mas sim pela busca de satanás”.

“Quantas mães de família estão em mau lugar no inferno, por terem mal educado os seus filhos e filhas. Quantos pecados e crimes vergonhosos se cometem nos salões de baile”!

“Não vês que a cruz é o estandarte da salvação? Rezem pelos bispos, pelos padres e por todos os religiosos e religiosas. Virá o dia em que vão ser perseguidos. Muitos serão mortos, e muitos, encarnados, pelos maus. O Santo Padre o Papa sofrerá muito por causa de tantas perseguições à Igreja e aos cristãos, por ver tantas vítimas na guerra, fome e miséria. Esta guerra vai terminar, mas, se não fizerem penitência, virá outra pior. A paz virá somente quando o meu povo voltar a Deus. Tu hás de sofrer muito, primeiro a perseguição do povo, depois, dos padres e do bispo. Mas, oferece tudo pela conversão dos pecadores que tanto precisam. Não temas. Revela isso a todos”! 

 


 

a Vidente

 

Dorotéia Menegon nasceu no dia 13/06/1911 em Veranópolis-RS, agricultora cursou o antigo primário incompleto e casou-se com Artibano Farina e como lei da época passou a assinar-se Dorotéia Menegon Farina.

Boa esposa e mãe profunda devota de Santo Antônio e de Nossa Senhora da Salete, promotora do apostolado da oração a Jesus crucificado, catequista também foi uma das introdutoras da visita da capelinha domiciliar.

Aos 33 anos de idade Mãe de 4 filhos, foi acometida por uma doença grave, fez a Deus um pedido que se ficasse curada aceitaria passar em todas as quaresmas, de sua vida, todas as provas, perseguições, injurias, ofensas, sofrendo em seu corpo todas as chagas de Jesus Cristo.

A terrível doença levou-a a morte, sendo que após o velório de 24 horas voltou a vida normal.

Tempos depois, no dia 25 de fevereiro de 1944, enquanto lavava roupas em um tanque rústico, na única nascente d'água da propriedade, um grande clarão surgiu e uma voz feminina que pedia: “Oração, Penitência Pelos Pobres Pecadores”.

Quando ocorreu a 2° aparição a cruz surgiu, tornando aquele ponto, local definitivo das aparições que aconteceram durante 44 anos em 5 datas anuais, sendo elas: 6 de janeiro, 11 de fevereiro, quarta-feira de cinzas, 3 de maio e 14 de setembro.

A cruz que ainda existe foi destruída pós 5 vezes, e na 4° destruição por desafio de uma autoridade religiosa surgiu a fonte d'água.

Atendida por Deus no pedido que fez na enfermidade, no tempo quaresmal aparecia no corpo da vidente as chagas de Jesus Cristo sendo que na sexta-feira Santa morria até ressuscitar no domingo de Páscoa às 6 horas da manhã, isso lhe causou muita perseguição, apedrejamento, presa recebeu uma dose muito alta de injeção de éter em um hospital da cidade de Erechim conforme uma reportagem de um jornal da época.

Em uma das aparições fiéis presentes ouviram uma voz feminina aonde Maria sede o nome de Nossa senhora da Santa Cruz.

Durante as aparições Nossa Senhora alertava o povo através da vidente Dorotéia Menegon Farina, sendo que ela escrevia com seu próprio punho em folhas de papel.

 

Vidente Em Êxtase

 

A vidente Dorotéia Menegon Farina sempre preocupada com a justiça e a partilha doou ainda com vida parte dos bens que a família possuía, parte da terra, casa com móveis roupas, e muitos outros pertences, em troca pediu ao povo que construísse um santuário no alto do monte, simples, sem fechaduras, com mão de obra espontânea em forma de mutirão, os recursos doados livremente pelos devotos sem comércio, mas sim um local de oração penitência e conversão.

Uma Capela

Desde setembro de 1944, Nossa Senhora insistia com Dorothea para que construíssem uma capela naquele local, e deu instruções precisas de como gostaria que fosse construída.

Somente em 29/05/1988, já após a morte de Dorothéa, é que a capela foi erguida, graças ao emprenho de leigos audazes, comprometidos com a Virgem Maria e com Dorothea, apenas com doações espontâneas que vieram de todas as partes.

Este local é privilegiado por muitas graças e conversões.

GRAÇAS ALCANÇADAS.

Ao lado do altar da pequena capela, constam já inúmeros objetos, fotos e pertences de pessoas que já obtiveram graças por intermédio de Nossa Senhora da Santa Cruz.

Elas são o testemunho vivo de uma fé que não morre, embora todas as perseguições nem mesmo dos martírios. Testemunhos de uma fé que não pode ser sufocada impunemente, pois se a obra é de Deus, os que contra ela se atiram, acabam sendo esmagados pelas evidências.

HINO À SANTA CRUZ

Aparições de Nossa Senhora - Local: Igreja Nossa Senhora da Santa Cruz - Lageado Paca - Erechim - RS

. Vamos contar pra vocês o que foi que aconteceu. Foi no interior do Rio Grande do Sul que a Virgem apareceu. Para deixar suas mensagens, à Dorothéia escolheu. “Nossa Senhora da Cruz” foi o nome que Ela se deu.

. Foi num dia ensolarado a primeira aparição. Deu-se um grande sinal – foi em forma de clarão. E no clarão, uma voz: “Penitência e Oração”. E Dorothéia atendeu, cai de joelhos no chão.

. Pelo seu Divino Filho, mais respeito e oração. Em sinal de sacrifício desenhou a cruz no chão. Para o povo tão discreto foi um grande desafio. Nesta cruz fizeram provas, mas, ninguém a destruiu.

. Ela condena a injustiça deste sistema precário. Faz um alerta às famílias que esqueceram do Rosário. Pede a benção lá do céu, e para Deus que nos ajude, quanto ao futuro das crianças, e de toda a juventude.

. Mesmo sendo desprezada, Dorothéia assumiu, e chegando a sua hora, desta terra ela partiu. Mas deixou belas mensagens que o povo todo assumiu. E lá no alto da serra, um santuário construiu. 

 

Entrada do Santuário

 

INFORMAÇÕES ÚTEIS DATAS FIXAS DAS APARIÇÕES:

de janeiro: quartas-feiras de cinza (início da Quaresma), 11 de fevereiro; 03 de maio; 14 de setembro. Nestes dias sempre há celebrações e orações no local, às 14h30min. Quem vai de manhã deve levar seu almoço. Na Quaresma, cada sábado há Via-Sacra de tarde.

PARTICIPE DAS CELEBRAÇÕES NO LOCAL DAS APARIÇÕES NAS DATAS.

Local: Santuário Nossa Senhora da Santa Cruz - Lageado Paca - RS

• 06 de janeiro.

• 11 de fevereiro.

• Quarta-feira de cinzas.

• 03 de maio.

• 14 de setembro.

E MAIS: No segundo Sábado de cada mês há reza. E na QUARESMA, todos os sábados há Via-Sacra.

es virão. Os rios e os mares transbordarão, a seca, as enchentes...os furacões.”

Mensagem de Nossa Senhora em Erechim/RS (1944):

“Minha filha, em vez do Terço nas famílias, há os cinemas livres, imorais, decretos ímpios e leis contrárias à Lei Divina. E há os crimes destas mães modernas e criminosas, blasfêmias, injúrias, sacrilégios, rancores e ódios, e estes malditos salões de baile que são a própria rede de satanás. Os homens permanecem na mais dura incredulidade, desumanos e pecadores. A cruz salvadora está desprezada em toda parte. O nome do meu divino Filho é arrastado pela lama dos homens pecadores. Os 10 mandamentos não são mais observados. Muita prudência com aqueles que vêm a vós vestidos de peles de ovelha e por dentro são lobos